23/01/2014

PALESTRA COM INÊS GATO PINHO


A UNISETI, através do CIMM - Centro de Investigação Manuel Medeiros, promoveu na Biblioteca Municipal de Setúbal uma palestra  proferida pela Arquitecta Inês Gato Pinho sobre "O Colégio de S. Francisco Xavier da Companhia de Jesus da Villa de Setúbal" no dia 24 de Janeiro,  pelas 15h. Uma audiência interessada encheu, por completo, o auditório para partilhar as reflexões da autora sobre a existência histórica e localização do Colégio dos Jesuítas de Setúbal.

 
 
                                                                 fotos ap
Inês Gato de Pinho (Lisboa 1978) vive em Setúbal há 34 anos. Frequentou o Curso de Arquitectura da Universidade Moderna de Setúbal, obtendo a licenciatura em 2004. Estagiou na Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e na Câmara Municipal de Setúbal.

Conclui, em 2004, a pós-graduação em Reabilitação Urbana e Arquitetónica (18 valores). Em 2012 defendeu a dissertação de Mestrado (ISCTE) obtendo a classificação de “Muito Bom” com o trabalho “Do Colégio de S. Francisco Xavier da Comp. de Jesus ao Palácio Frixell”.


Integra o núcleo do Património da LASA.

Publicações: “Património azulejar de Setúbal e Azeitão” (2009); “Vilegiatura Marítima em Setúbal” (2010);  “Do Colégio de S. Francisco Xavier a Palácio Frixell” (2013)
 

17/01/2014

LEMBRANDO POETAS SETUBALENSES

 






A UNISETI, através do Centro de Investigação Manuel Medeiros (CIMM), promoveu no passado sábado, 18 de Janeiro, na Casa da Cultura, pelas 15 horas, mais uma sessão de divulgação de poetas setubalenses, desta vez dedicada a José Raposo. Carlos Pinto, ao piano e João Caló, no saxofone, acompanharam a poesia dita do nosso ilustre convidado, num interessante diálogo com Américo Pereira, nosso professor e animador cultural da sessão, que contou ainda com a actuação das cantoras Carla Lança e Joana Lança. Os muitos participantes neste evento, que encheram por completo a sala José Afonso, deram uma vez mais o seu tempo por bem empregue em mais esta iniciativa “fora de portas” da Universidade Sénior de Setúbal.

12/01/2014

CINE MAIOR IDADE: NUEVO CINEMA PARADISO




 

Prosseguiu o CINE MAIOR IDADE que constitui já hoje um evento marcante na vida cultural setubalente: cerca de duzentas pessoas por sessão mostram bem a vitalidade e a apetência pela cultura da comunidade UNISETI. O filme deste mês inaugurou um novo ciclo: A Arte no Cinema. Trata-se de uma obra muito bem conseguida de Giuseppe Tornatore: o Nuevo Cinema Paradiso em que o cinema revisita o cinema, que o mesmo é dizer um exercício de memória. O filme vai despertando no espectador uma empatia crescente, sempre num registo em que a ficção e a realidade resulta numa exaltação genuína do amor pela arte que é o cinema. No fim da sessão, os nossos espectadores manifestavam uma certa nostalgia repassada de lembranças idas com geografias diversas mas idêntica carga afectiva.
E o ciclo prossegue já no próximo mês de Fevereiro com o filme "Rapariga com Brinco de Pérola". Não Perca!

  
                                                                                                       fotos:apm

VISITA DE FIM DE ANO: CANTABRIA E PAÍS BASCO


Está já escolhida a data e o itinerário para a tradicional Viagem de Fim de Ano da UNISETI. Desta vez é à Cantabria e País Basco e decorre de 17 a 24 de Maio de 2014. As inscrições abriram na passada sexta-feira e esgotou de imediato um primeiro autocarro e quase um segundo. A Direcção, face à procura, está a estudar a forma de, dentro do possível, encontrar a melhor solução para satisfazer o desejo dos numerosos candidatos. Aqui deixamos dois dos locais emblemáticos contemplados na visita: os célebres Picos da Europa e o Museu Guggenheim de Bilbau.