14/02/2014

10/02/2014

FILME RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA


No CINE MAIOR IDADE prossegue o ciclo “A Arte no Cinema” com o filme de Peter Weber Rapariga com Brinco de Pérola que traz à luz do dia a pintura do mestre holandês Vermeer através da descrição ficcional do processo criativo de uma das suas obras mais célebres. A figura de Griet (representada magnificamente pela actriz Scarlett Johanssen), uma rapariga de 17 anos, de origem modesta, empregada doméstica na casa do pintor, vai progressivamente emergindo como musa inspiradora, num processo que é ao mesmo tempo a superação da sua condição e que vai gerando uma crescente perturbação no seio da família Vermeer, pois que a cumplicidade que se gera entre o pintor e a jovem ultrapassam em muito o que seria de esperar entre artista e modelo. Depois, e não é de somenos, a fotografia é de Eduardo Serra, o português que com este filme foi candidato ao Oscar da melhor fotografia.

 Actividade gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete/convite na secretaria da UNISETI, podendo, quer professores ou alunos, fazer-se acompanhar por familiares e amigos, de acordo com a disponibilidade de lugares.

CINE MAIOR IDADE Coordenação dos Profs. Arlindo Mota e Margarida Costa

07/02/2014

VISITA À CAPELA DO SENHOR DO BONFIM


 No âmbito da disciplina "Conhecer setúbal", coordenada pelo prof. Quaresma Rosa, realizou-se uma visita à Capela do Senhor Bonfim de Setúbal, que contou com uma numerosa assistência, constituída por professores e alunos da Universidade. Foi uma verdadeira lição de Arte Sacra ministrada pelo Sr. Padre Rui Rosmaninho, que a pretexto das obras de restauro a que aquele foi sujeito, chamou a atenção não só a beleza das obras, como para a necessidade da sua preservação. Pela sua disponibilidade e generosidade na partilha aqui fica o sentido agradecimento da UNISETI.


                                                                                          Fotos: Quaresma Rosa