19/10/2018

CIMM - Festas em Setúbal



Das manifestações de fé aos aparatos régios

Pela Doutora Maria João Coutinho




O Senhor Presidente do Conselho de Administração depois dos cumprimentos e agradecimentos aos presentes, deu a conhecer a aprovação do Regulamento Interno da Uniseti, o qual refere com destaque o CIMM .


A colega Maria do Carmo Branco fez a apresentação da palestrante, dando a conhecer os aspectos mais relevantes do seu vasto e rico curriculum.


A Doutora Maria João Coutinho, no tempo de que dispunha conseguiu dar uma panorâmica das festas civis e religiosas que ocorriam em Setúbal nos contornos do já distante século XVII.
Não deixou de referir o precioso contributo de Almeida Carvalho, para que hoje pudéssemos com alguma facilidade avaliar do aparato das festas por altura de acontecimentos relevantes para a época que aconteciam no seio da nobreza, como casamentos, nascimento de principies, baptismos . Também as visitas de Reis e outros dignitários.
No âmbito religioso eram as procissões, quer as que se faziam em datas próprias quer as que ocorriam com um fim prático, como a cura de uma enfermidade de uma rainha ou o debelar de uma desgraça.
Descrições pormenorizadas das ornamentações das charolas, dos trajes, dos coches, da música, de disposições camarárias, por vezes inconcebíveis, dos bailes e dos banquetes, animaram a palestra e os assistentes, no final, deixaram transparecer o desejo de querer mais.








...e depois os agradecimentos










Sem comentários:

Enviar um comentário