30/03/2020

ADMINISTRAÇÃO - Comunicado





16AD/2020

Setúbal, 30 de Março de 2020

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO


ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

Em primeiro lugar, fazemos votos que estejam todos de boa saúde!

Sobre a UNISETI as medidas que a Administração adoptou até agora revelaram-se adequadas à situação excepcional que estamos a viver. Tomámos decisões uma semana antes do governo, anulando as aulas, aligeirando outras com mais alunos, a fim de diminuir o perigo de um eventual contágio.
Criámos um singelo plano de contingência que incluiu a divulgação de um cartaz da Direcção Geral de Saúde com as precauções que se deviam adoptar; definimos uma sala de isolamento para o caso de aparecer um suspeito de ser portador do vírus; adquirimos meia dúzia de máscaras completas; instalámos um dispensador de gel à entrada da Universidade e dotámos abundantemente de sabão as casas de banho. E preparámos o encerramento sem alardes. Creio que fomos avisados nas medidas prudenciais que foram adoptadas.
Quando decidimos encerrar totalmente, comunicámos também aos nossos alunos que iríamos tentar manter um ensino à distância. Contactámos os nossos professores que deram uma resposta muito positiva, mantendo um fluxo de informação que dura há duas semanas. A gravidade da situação levou o governo a decretar o confinamento, encerrando as escolas (nós já o tínhamos feito). Mantivemos os serviços administrativos abertos, embora em regime de teletrabalho, para protecção de todos. Propomos que esse esforço se prolongue ainda esta semana (Depois da Páscoa voltaremos a analisar a situação)
A situação no País entretanto agravou-se. Foi decretado o Estado de Emergência e a situação pandémica não se prevê que esteja debelada antes de 3, 4 ou 5 meses e em circunstâncias ainda com muitas incógnitas, vindo-se a confirmar que a faixa etária mais vulnerável à doença é a que frequenta a Universidade Sénior. Assim sendo a Administração, tendo em vista assegurar o futuro a uma instituição cujo prestígio foi alcançado com muita dedicação, esforço e capacidade estratégica, é novamente chamada a tomar decisões difíceis. Assim, deliberou:
Não cobrar propinas desde o encerramento da Universidade. O dinheiro, entretanto pago, constituirá um crédito para deduzir dos valores a pagar quando a Universidade reabrir. Mas gerir implica fazer escolhas:
Estamos a tentar reduzir todos os restantes encargos, designadamente: sensibilizando os senhorios para uma redução provisória do valor do arrendamento da UNIDADE II (o que já se conseguiu); dos vários serviços de assistência, desde o ar condicionado até às impressoras; à limpeza e encargos com a higienização, entre outros.
Não aderir ao Lay Off (que possibilitaria que a UNISETI fosse ressarcida pelo Governo dos encargos com o pessoal assalariado, o que constituiria um apreciável alívio financeiro), mas preservando o posto de trabalho da Dr.ª Vera Lucas, o que para além de constituir o reconhecimento do valor do seu trabalho, visa reforçar a coesão da nossa equipa de trabalho que mantém, com os condicionalismos e as limitações impostas, a Universidade aberta à comunidade dos seus alunos e professores.
- Porque, mesmo nesta situação excepcional, devido à faixa etária a que genericamente pertencemos, a Universidade não quer descurar nem os seus alunos nem os seus professores. Porque somos uma comunidade, alicerçada nos seus 16 anos de existência, tudo faremos, com o vosso contributo activo, para não descurar os aspectos cognitivos e não deixar deslaçar os elos afectivos que demoraram tanto tempo a construir. Em breve, contamos apresentar-vos novidades que configurem a dimensão cognitiva e afectiva da nossa UNISETI.
Sabemos que podemos contar convosco; sabem que sempre diremos presente mesmo nestes momentos limite. Com esta confiança mútua, esperamos que, mais cedo do que tarde, possamos retomar progressivamente uma normalidade que foi abruptamente interrompida e possamos finalmente reencontrar-nos com alegria.
Resta-nos cumprir as directrizes das autoridades sanitárias e do governo, a fim de que este vírus traiçoeiro, não encontre em nenhum de nós um “cúmplice”. Mantenham-nos informados. Estejam atentos às nossas comunicações. Juntos ultrapassaremos mais este obstáculo com que a vida nos surpreendeu. Encaremos esta provação como necessária e provisória.
Votos de manutenção de boa saúde e forte ânimo,

Arlindo Mota
Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

                   


Sem comentários:

Enviar um comentário