17 AD/2024
Setúbal, 20 de dezembro de 2024
COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES
Realizámos há escassos dias o nosso almoço de Natal, onde estiveram mais de 160 pessoas presentes (aliás à semelhança de anos anteriores, antes da pandemia nos ter assolado) o que demonstra que a UNISETI com os seus 21 anos de idade, recentemente celebrados, se renovou, entrando definitivamente na idade maior.
O caminho percorrido, acompanhando o ritmo que a dinâmica da sociedade impôs e indo um pouco mais além, com passos firmes e sólidos, fez com que a Universidade Sénior de Setúbal se guindasse a uma posição cada vez mais prestigiada e inclusiva – justificando cada vez mais a distinção que a Câmara Municipal de Setúbal lhe concedeu quando, há seis anos, lhe outorgou a Medalha de Honra da Cidade como reconhecimento pelos “valiosos serviços em prol de Setúbal e dos seus cidadãos”.
Daí que pareça natural, quando se atravessa hoje o nosso belo jardim do Bonfim e se avistam as novas instalações da Universidade, pela harmonia discreta que emanam, parece que sempre estiveram ali e, no entanto, quanto empenho, sacrifícios e boa vontade foram necessários... À Camara Municipal de Setúbal, pela parte determinante que lhe coube, que mudaram definitivamente a face da UNISETI, reiteramos o nosso muito obrigado.
A Universidade Sénior de Setúbal, era e continua a ser cada vez mais, a casa de boa parte das nossas vidas. Mas só os menos maduros ou os mais distraídos, sentem uma alegria incomparável ao terminar alguma coisa. Para os outros, como nós, as obras acabadas têm menos peso do que aquelas que ainda hão-de vir.
Por isso, foi com alegria redobrada, que há cerca de um mês vimos que o nosso trabalho e projectos haviam sido uma vez mais reconhecidos com a atribuição do Prémio CCEP ‘Avançamos Setúbal’, que visa apoiar projetos ou iniciativas de associações e organizações não governamentais ambientais (ONGA) que atuem na vertente ambiental, de melhoria da sustentabilidade e para o bem-estar da comunidade ao projecto de criação de uma Horta Urbana no Jardim do Bonfim, ambientalmente sustentável, e cujos resultados se destinam aos mais desfavorecidos da sociedade: não é uma esmola, será antes os frutos do trabalho dos que se disponibilizaram voluntariamente para este trabalho meritório e solidário. Esperamos ansiosamente que as sementes carinhosamente lançadas à terra deem os seus primeiros frutos. A sua simples existência, será também um bom exemplo para os mais novos, que poderão ver que as mãos das mulheres e homens, quando bem-intencionadas, constituem uma bênção que não podemos desperdiçar.
No mesmo sentido reataremos, na sua III Edição, as já célebres CONFERÊNCIAS DO SAPAL – podendo desde já anunciar que estarão connosco Viriato Soromenho Marques (20 de Janeiro) e Francisco Ferreira (27 de Janeiro), professores catedráticos e ilustres cidadãos de Setúbal que, por mérito próprio, se guindaram a personalidades públicas
Os nossos alunos são hoje, se a saúde lhes assiste, mais do que seres que jogam às cartas no banco do jardim ou cuidam dos netos, antes são protagonistas da sua própria existência, ávidos de saber, participar, partilhar, conscientes de que viver e envelhecer é para a vida inteira.
O nossa última e sincera gratidão vai para os nossos docentes e colaboradores - mais de cinquenta – que constituem a carne e sangue da nossa comunidade UNISETI.
Por isso, e a finalizar, em meu nome e da Administração da UNISETI desejamos a todos os membros dos corpos sociais, professores, alunos e colaboradores, um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e felicidade!
Até para o ano!
A Administração
Arlindo Mota