25/03/2019

CIMM - Os Poetas e o Espírito do Lugar





Casa da Cultura, 22 de Março de 2019

Os poetas e o espírito do lugar foi o tema da palestra de 22 de Março, integrada no Ciclo de Palestras Sobre Temas Setubalenses, que a Uniseti através do CIMM tem vindo a levar a efeito.
Foi  palestrante a professora Fátima Ferreira de Medeiros que, numa brilhante exposição,  fez render às suas palavras os assistentes que enchiam a sala.
Ao longo da palestra, Maria Alice da forma que já nos vem habituando, deu voz aos poetas que a propósito dos temas iam sendo citados.
Fátima Medeiros iniciou a palestra referindo que através da poesia, o leitor descobre o mundo que era o dele mas sobre outra luz , revisitando espaços naturais ou urbanos , ampliando a sua simbologia e expandindo o espírito do lugar e aqui o lugar é Setúbal e a sua região. É a Cidade , é a Serra da Arrábida, é o Rio Sado.
Entre os poetas que identificam e se identificam com o local Setúbal e sua região foram chamados Camões, Bocage, Sebastião da Gama, Miguel de Castro, Resende Ventura (Manuel Medeiros), António Osório de Castro, Paulino de Oliveira , António Maria Eusébio, Frei Agostinho da Cruz, Arlindo Mota, Maria Clementina, Vasco Mouzinho de Quevedo, Helder Moura Ferreira e Silva Duarte. Cada um vivendo e sentindo de forma diversa o espírito desses locais, nos seus elementos materiais e imateriais que se completam,  transfigurando-os  e dando-lhes novas dimensões.
Terminou a palestra ressaltando que entre Camões e Helder Ferreira medeiam mais de seiscentos anos, durante os quais muita coisa mudou em termos poéticos, mas o fio de continuidade na descontinuidade  que os liga e que é este lugar, não se quebrou e tem que continuar. Os poetas são os modernos deuses romanos Lares e Penates que são nossos entes queridos, quase familiares, que protegem a nossa herança colectiva, responsabilizando-se em grande parte pelo nosso bem-estar e felicidade e ampliando e reforçando o espírito deste lugar.

Viva a Poesia!













Sem comentários:

Enviar um comentário