27/02/2021

ADMINISTRAÇÃO - A Uniseti presta contas

 



11AD/2021

 

Accountability: a Uniseti Presta Contas

 

A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal que mereceu da parte da Câmara Municipal de Setúbal a outorga da Medalha de Honra da Cidade em 2018, que muito nos honrou, sente-se no dever de prestar contas aos representantes da comunidade setubalense sobre a actividade que tem desenvolvido desde o início da situação pandémica que implicou para todas as instituições uma delicada situação de sobrevivência, em particular aquelas que, como a nossa, tem o público alvo que se situa, na sua maior parte, entre os 60 e os 85 anos, precisamente aquele que é considerado o principal grupo de risco para a doença causada por esta epidemia.

A UNISETI cuidou de actuar sempre proactivamente, de molde a não pôr em risco a saúde dos seus professores, alunos e colaboradores: assim, em Março de 2020, uns dias antes das autoridades sanitárias terem decretado o primeiro confinamento, a Universidade encerrou as suas sessões presenciais, garantindo, contudo, o envio, por mail, dos materiais das aulas, enquanto preparava a implementação do ensino à distância, escolhendo a plataforma e formando facilitadores para o manejo do dispositivo escolhido. Em menos de um mês, ainda em Abril de 2020, a UNISETI VIRTUAL começou a funcionar regularmente com um horário semanal e assim nos mantivemos até ao fecho do ano lectivo, coincidente com o do ensino secundário.

A par das aulas on line, a Administração manteve-se em contacto com os seus alunos e professores através de comunicados regulares quinzenais, que visavam manter, através de uma mensagem afectiva e tranquilizadora, um conhecimento actualizado da situação e das novidades que se iam implementando, ao mesmo tempo que se contactavam todos os alunos telefonicamente, com o apoio inestimável dos nosso corpo de voluntários administrativos que, culminando este valioso trabalho, puderam apurar do seu grau de isolamento, a sua situação de saúde, apetrechamento tecnológico e, em termos académicos, a sua preferência por aulas presenciais ou à distância.

Com o desconfinamento condicionado, a UNISETI preparou-se para iniciar o novo ano escolar em condições mais próximas da normalidade: para o efeito, apetrechámos cada sala de aula com câmaras de vídeo a fim de transmitir para casa de cada um as aulas que eram ministradas para 10 alunos, o máximo permitido então pela DGS. Infelizmente, após três semanas de aulas presenciais e de difusão on-line, a situação epidemiológica agravou-se e vimo-nos compelidos a voltar ao ensino exclusivamente on-line, situação em que ainda nos encontramos.

Mas a comunidade UNISETI não deslaçou, não obstante alguns alunos terem suspendido a sua participação por falta de condições tecnológicas ou incapacidade de manejar os seus dispositivos, apesar da disponibilidade de treinamento por parte dos nossos colaboradores. Mesmo entre estes muitos continuaram a pagar as propinas, cujo preço, entretanto actualizámos, assumindo a Administração que, face à diminuição de serviços, tal era devido, ainda que isso implicasse ter de recorrer às escassas reservas acumuladas em anos anteriores. Entretanto, sucederam-se as excelentes palestras do Doutor José Custódio Vieira da Silva sobre o tema “Entre a Batalha e os Jerónimos: Singularidades da Igreja de Jesus de Setúbal”, que cativaram largas dezenas de participantes e o êxito que constituiu o pré-lançamento do seu livro “A Igreja de Jesus de Setúbal”, que já ultrapassou mais de uma centena de exemplares subscritos

Mesmo à distância, mantivemos o espírito de solidariedade e partilha que a UNISETI sempre cultivou: assim, em Dezembro, promovemos uma campanha de apoio on line aos sem abrigo da nossa cidade que recolheu mais de mil euros, destinados à associação CASA e fomentámos a criação de uma Antologia Literária Sobre o Natal, com grande afluência dos “nossos escritores”, a par da participação prudente em eventos organizados pelas entidades municipais.

Já em 2021, promovemos uma nova rubrica, a UNISETI CONVIDA, em parceria com o jornal O Setubalense, a quem muito agradecemos, e a que deram adesão prestigiadas figuras do meio académico e científico, entre as quais Rita Figueiras, Professora Associada da Universidade Católica e colaboradora da TSF no Podcast “A Espantosa Realidade das Coisas”; Viriato Soromenho-Marques, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pedro Simas, virologista e Investigador da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Esta é a prestação de contas que sentíamos necessidade moral de vos apresentar. Se o que vimos fazendo representa um esforço intelectual, económico e financeiro extremamente exigente e delicado? Sim, mas é nosso dever dar conta à nossa cidade, aos seus representantes, à comunidade em geral, aos nossos professores, alunos e colaboradores, a fim de que a situação que estamos a viver sirva de alento para reforçar os elos que, ao longo de quase duas décadas de existência, a UNISETI soube construir - para quem a Universidade Sénior constitui, a par da família, um inestimável apoio, como no nosso último contacto telefónico pudemos, comoventemente, comprovar.

Por tudo isto, manifestamos o nosso profundo empenho em prosseguir o caminho que traçámos, por entre o ziguezaguear de uma situação pandémica que tanto as autoridades como os cientistas têm dificuldade em prever. A comunidade setubalense pode contar connosco, como, estamos certos, podemos contar com ela. Não concebemos outro modo de construir a cidadania, a solidariedade e o conhecimento.

Neste desejo de estarmos juntos e solidários, fazemos votos para que, mais cedo do que tarde, possamos enfrentar o novo dia com acrescida esperança de retomar a normalidade das nossas vidas.

A todas e a todos, apresentamos os nossos cordiais cumprimentos e votos de continuação de boa saúde.

 

Setúbal, 23 de Fevereiro de 2021

 A Administração da UNISETI

 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário