A cadeira "Os Direitos Humanos e a Justiça" iniciou-se este ano lectivo, sendo regida pelo Senhor Doutor Juiz Melo e Silva.
O título da cadeira só por si já desperta o interesse, mas o conteúdo das aulas e a forma como é exposto tem vindo a ultrapassar as espectativas.
Numa das aulas, entre outros assuntos, abordou-se a questão da indumentária, em tribunal, dos juízes e dos advogados, ou seja, falou-se de becas e de togas.
Vivemos numa sociedade simbólica onde se exibem os mais diversos sinais exteriores para marcar ou definir territórios, posições sociais, profissões, grupos, hierarquias, etc. . Deste modo, numa audiência de tribunal, é fácil identificar juízes e advogados: quem usa beca é juiz e quem usa toga é advogado. Mas a questão não acaba aqui, no que respeita ao advogado, este não usa toga só para ser identificado como tal, vai muito para além disso. Essa explicação foi dada na aula e não se vai aqui repetir, mas foi de tal forma interessante que os alunos não resistiram a uma fotografia de grupo com o Professor envergando a beca.
J. A.
(Fotos de Fátima Lopes)
Sem comentários:
Enviar um comentário