23/12/2024

Administração - Luto na Uniseti

 


A Uniseti está de luto. Faleceu o nosso professor António Farinha que lecionava a disciplina de Introdução à Informática

O corpo está na capela de S. Paulo, donde partirá para o Cemitério da Piedade, em Setúbal, amanhã, dia 24 pelas 11,00 horas.  

O Conselho de Admistração da Uniseti, em nome de toda a comunidade  que representa, associa-se à dor da família e apresenta-lhe os mais sentidos pêsames.

20/12/2024

Administração - Almoço de Natal - Fotos

 


O tradicional almoço de Natal da Uniseti, neste ano de 2024, teve lugar no Hotel Cristal, em Setúbal.

Mais de 160 pessoas representaram a Comunidade Uniseti, animados durante horas pelo prazer do convívio, uma das vertentes fortes da Universidade Setubalense da Terceira Idade.

Como sempre, o fado marcou presença e bem assim a poesia. Uma novidade: o Flamengo que, tendo-se iniciado este ano, apresentou um conjunto de iniciados nesta representação, cujo entusiasmo conseguiram transmitir aos presentes.

Na altura própria discursaram o Presidente do Conselho de Administração da Uniseti, Doutor Arlindo Mota e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. André Martins, que enalteceram o papel social da Universidade. 

Seguem-se algumas fotos do evento

















































Administração - Comunicado nr 17AD/2024

 


17 AD/2024

 

Setúbal, 20 de dezembro de 2024

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

 

Realizámos há escassos dias o nosso almoço de Natal, onde estiveram mais de 160 pessoas presentes (aliás à semelhança de anos anteriores, antes da pandemia nos ter assolado) o que demonstra que a UNISETI com os seus 21 anos de idade, recentemente celebrados, se renovou, entrando definitivamente na idade maior.

O caminho percorrido, acompanhando o ritmo que a dinâmica da sociedade impôs e indo um pouco mais além, com passos firmes e sólidos, fez com que a Universidade Sénior de Setúbal se guindasse a uma posição cada vez mais prestigiada e inclusiva – justificando cada vez mais a distinção que a Câmara Municipal de Setúbal lhe concedeu quando, há seis anos, lhe outorgou a Medalha de Honra da Cidade como reconhecimento pelos “valiosos serviços em prol de Setúbal e dos seus cidadãos”.

Daí que pareça natural, quando se atravessa hoje o nosso belo jardim do Bonfim e se avistam as novas instalações da Universidade, pela harmonia discreta que emanam, parece que sempre estiveram ali e, no entanto, quanto empenho, sacrifícios e boa vontade foram necessários... À Camara Municipal de Setúbal, pela parte determinante que lhe coube, que mudaram definitivamente a face da UNISETI, reiteramos o nosso muito obrigado.

A Universidade Sénior de Setúbal, era e continua a ser cada vez mais, a casa de boa parte das nossas vidas. Mas só os menos maduros ou os mais distraídos, sentem uma alegria incomparável ao terminar alguma coisa. Para os outros, como nós, as obras acabadas têm menos peso do que aquelas que ainda hão-de vir.

Por isso, foi com alegria redobrada, que há cerca de um mês vimos que o nosso trabalho e projectos haviam sido uma vez mais reconhecidos com a atribuição do Prémio CCEP ‘Avançamos Setúbal’, que visa apoiar projetos ou iniciativas de associações e organizações não governamentais ambientais (ONGA) que atuem na vertente ambiental, de melhoria da sustentabilidade e para o bem-estar da comunidade ao projecto de criação de uma Horta Urbana no Jardim do Bonfim, ambientalmente sustentável, e cujos resultados se destinam aos mais desfavorecidos da sociedade: não é uma esmola, será antes os frutos do trabalho dos que se disponibilizaram voluntariamente para este trabalho meritório e solidário. Esperamos ansiosamente que as sementes carinhosamente lançadas à terra deem os seus primeiros frutos. A sua simples existência, será também um bom exemplo para os mais novos, que poderão ver que as mãos das mulheres e homens, quando bem-intencionadas, constituem uma bênção que não podemos desperdiçar.

No mesmo sentido reataremos, na sua III Edição, as já célebres CONFERÊNCIAS DO SAPAL – podendo desde já anunciar que estarão connosco Viriato Soromenho Marques (20 de Janeiro) e Francisco Ferreira (27 de Janeiro), professores catedráticos e ilustres cidadãos de Setúbal que, por mérito próprio, se guindaram a personalidades públicas

Os nossos alunos são hoje, se a saúde lhes assiste, mais do que seres que jogam às cartas no banco do jardim ou cuidam dos netos, antes são protagonistas da sua própria existência, ávidos de saber, participar, partilhar, conscientes de que viver e envelhecer é para a vida inteira.

O nossa última e sincera gratidão vai para os nossos docentes e colaboradores - mais de cinquenta – que constituem a carne e sangue da nossa comunidade UNISETI.

Por isso, e a finalizar, em meu nome e da Administração da UNISETI desejamos a todos os membros dos corpos sociais, professores, alunos e colaboradores, um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e felicidade!

 Até para o ano!

 

A Administração

 
Arlindo Mota

04/12/2024

Administração - CineMaioridade

 

CONVITE

 


            CINEMAIORIDADE da próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 15H encerrará o primeiro período letivo com o filme O CARTEIRO DE PABLO NERUDA. Um filme que através de uma história original e sedutora traça um intenso retrato de uma época conturbada que se vivia no Chile nos anos 70, assim como relata o nascimento de uma poética amizade.  

Sessão de entrada livre, aberta à comunidade UNISETI, seus familiares e amigos.

 








28/11/2024

Administração - CineMaioridade

 CONVITE

 

CINEMAIORIDADE

 

Amanhã, dia 29 de novembro assistiremos a mais uma sessão do CINEMAIORIDADE, pelas 15H00 no Cinema Charlot, com ENTRADA LIVRE, aberta à comunidade UNISETI seus familiares e amigos.

 

O Nome da Rosa é um filme passado no noroeste da Itália do século XIV, num mosteiro isolado que recebe a visita do frade franciscano William de Baskerville e do jovem noviço Adso de Melk, que tentam apaziguar conflitos entre diferentes ordens religiosas. A sua chegada, coincide com uma série de mortes misteriosas.




27/11/2024

Administração - Prémio CCEP

 


15 AD/2024

 

Setúbal, 27 de novembro de 2024

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

UNISETI vence prémio CCEP Avançamos Setúbal

 

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

 

A Administração tem o grato dever de informar a sua comunidade que a UNISETI ganhou o Prémio CCEP Avançamos Setúbal (Veja-se O SETUBALENSE de 26 de Novembro) com um projecto que vai na linha de iniciativas que regularmente tem desenvolvido visando “prosseguir as campanhas sociais solidárias a favor dos cidadãos mais pobres e sem-abrigo e criar uma horta urbana, no espaço reservado do Jardim do Bonfim afecto à UNISETI por cedência da Câmara Municipal de Setúbal. Na candidatura a associação explica que o produto da venda dos alimentos “ecológicos, frescos e orgânicos” será destinado a “mitigar carências dos cidadãos mais desfavorecidos” da cidade.

Cordiais Cumprimentos,

A Administração

 
Arlindo Mota

11/11/2024

Festa do XXI Aniversário da Uniseti



 



        O Auditório Charlot foi o palco escolhido pela Uniseti para a celebração do XXI aniversário da sua fundação.
















Alunos, professores, colaboradores, familiares e amigos marcaram expressiva comparência no evento, que teve a honra da presença da Senhora Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra Carla Guerreiro, tendo sido acompanhada pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e pela representante da União das Freguesias de Setúbal.














Após a apresentação do bem elaborado diaporama institucional com enfoque na melhoria das instalações, o Presidente do Conselho de Administração da instituição, Doutor Arlindo Mota, proferiu o discurso inaugural tendo vincado a coerência da Uniseti nas suas orientações e nas intervenções produzidas nas conferências internacionais dedicadas ao envelhecimento activo. E, sobre este assunto, sublinhou os aspectos muito positivos do convívio com outras pessoas  e comunidades que nos rodeiam, contrariamente aos malefícios do isolamento, que deve ser evitado. Também muito positivo e recomendável é a aprendizagem contínua pelo seu apelo à memória e à imaginação, num ambiente de convívio que reforça a auto-estima e promove a valorização pessoal. Estas abordagens são um  estímulo para a vitalidade da instituição e para a sua projecção no futuro.


A Dra Vera Sineiro apresentou os resultados do trabalho efectuado pelo Dr. Miguel Banha, para caracterizar o universo humano da Uniseti. Foram mostrados os dados estatísticos provenientes da recolha efectuada através de inquérito por amostragem a 380 elementos da Uniseti dos quais responderam 155, uma excelente percentagem de respostas. Os dados, ilustrados por gráficos, mostraram que as motivações para a frequência da Escola são basicamente a aprendizagem, o convívio e a criação de novas rotinas, de que resultam bem-estar cognitivo e mental, psicológico e emocional.




Seguiu-se a intervenção da Senhora Vice-presidente da CMS que referiu a obrigação da CMS de dar às instituições as condições para poderem fazer o seu trabalho e essas condições foram dadas à Uniseti, apesar das dificuldades decorrentes do grande investimento que foi feito, mas a formação dos setubalenses vale a pena e estes, sempre que queiram, podem juntar-se a esta Instituição, tendo considerado fundamental o envolvimento da Uniseti no projecto. O resultado da intervenção na ampliação das instalações foi muito bom e bem enquadrado no ambiente do jardim em que se encontra e pode suportar facilmente as críticas inevitáveis em qualquer projecto desta natureza.



E, porque se estão celebrando os 100 anos do nascimento do Poeta e Pedagogo Sebastião da Gama, a Dra. Carla Guerreiro citou algumas passagens do Diário de Sebastião da Gama e ofereceu uma estatueta do busto do poeta à Uniseti, na pessoa do Doutor Arlindo Mota.




            O incansável elemento do Conselho de Administração, Maria do Carmo Branco, fez a introdução ao momento musical tendo anunciado a recente criação da nova disciplina de Flamengo, da responsabilidade da professora Edite Rodrigues. Seguidamente apresentou o Grupo de Cantares da Associação dos Socorros Mútuos, que se associou ao evento, e o Grupo de Cordas e Cantares da Uniseti, orientado pelo Maestro Madruga, que interpretaram as peças Moleirinha, Se Fores ao Alentejo e Cielito Lindo.


















Maria do Carmo lembrou ainda o maestro Zambujo, que nos deixou recentemente, dando origem a calorosa salva de palmas da assistência. 

 A última actuação ficaria a cargo do tenor setubalense João Mendonza que, entre outras peças,  interpretou  “Lágrima”, que os da nossa geração tão bem se lembram na voz de Amália.





Depois da actuação do tenor e da foto da organização, seguiu-se o “Parabéns a você” , “o partir do bolo de aniversário”, o “apagar das velas” e o inevitável Moscatel, de Setúbal, claro.

 






   







        Voltaremos para o ano que vem !