O Auditório Charlot foi o palco escolhido pela Uniseti para a
celebração do XXI aniversário da sua fundação.
Alunos, professores, colaboradores, familiares e amigos marcaram expressiva comparência no evento, que teve a honra da presença da Senhora Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra Carla Guerreiro, tendo sido acompanhada pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e pela representante da União das Freguesias de Setúbal.
Após a apresentação do bem elaborado diaporama institucional com enfoque na melhoria das instalações, o Presidente do Conselho de Administração da instituição, Doutor Arlindo Mota, proferiu o discurso inaugural tendo vincado a coerência da Uniseti nas suas orientações e nas intervenções produzidas nas conferências internacionais dedicadas ao envelhecimento activo. E, sobre este assunto, sublinhou os aspectos muito positivos do convívio com outras pessoas e comunidades que nos rodeiam, contrariamente aos malefícios do isolamento, que deve ser evitado. Também muito positivo e recomendável é a aprendizagem contínua pelo seu apelo à memória e à imaginação, num ambiente de convívio que reforça a auto-estima e promove a valorização pessoal. Estas abordagens são um estímulo para a vitalidade da instituição e para a sua projecção no futuro.
A Dra Vera Sineiro apresentou os resultados do trabalho efectuado pelo Dr. Miguel Banha, para caracterizar o universo humano da Uniseti. Foram mostrados os dados estatísticos provenientes da recolha efectuada através de inquérito por amostragem a 380 elementos da Uniseti dos quais responderam 155, uma excelente percentagem de respostas. Os dados, ilustrados por gráficos, mostraram que as motivações para a frequência da Escola são basicamente a aprendizagem, o convívio e a criação de novas rotinas, de que resultam bem-estar cognitivo e mental, psicológico e emocional.
Seguiu-se a intervenção da Senhora Vice-presidente da CMS que referiu a
obrigação da CMS de dar às instituições as condições para poderem fazer o seu
trabalho e essas condições foram dadas à Uniseti, apesar das dificuldades
decorrentes do grande investimento que foi feito, mas a formação dos
setubalenses vale a pena e estes, sempre que queiram, podem juntar-se a esta
Instituição, tendo considerado fundamental o envolvimento da Uniseti no
projecto. O resultado da intervenção na ampliação das instalações foi muito bom
e bem enquadrado no ambiente do jardim em que se encontra e pode suportar
facilmente as críticas inevitáveis em qualquer projecto desta natureza.
E, porque se estão celebrando os 100 anos do nascimento do Poeta e Pedagogo Sebastião da Gama, a Dra. Carla Guerreiro citou algumas passagens do Diário de Sebastião da Gama e ofereceu uma estatueta do busto do poeta à Uniseti, na pessoa do Doutor Arlindo Mota.
Maria do Carmo lembrou ainda o maestro Zambujo, que nos deixou recentemente, dando origem a calorosa salva de palmas da assistência.
A última actuação ficaria a
cargo do tenor setubalense João Mendonza que, entre outras peças, interpretou
“Lágrima”, que os da nossa geração tão bem se lembram na voz de Amália.
Depois da actuação do tenor e da foto da organização, seguiu-se o “Parabéns a você” , “o partir do bolo de aniversário”, o “apagar das velas” e o inevitável Moscatel, de Setúbal, claro.
Sem comentários:
Enviar um comentário