27/03/2020

ADMINISTRAÇÃO - Declaração da Sra Presidente da CMS: COVID-19










Declaração

A Senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra Maria das Dores Meira, a partir de sua residência, onde se encontra em isolamento social, a propósito da atual situação dirigiu aos setubalenses uma exortação ao cumprimento das orientações emanadas das autoridades competentes, para que unidos e com esperança se leve de vencida esta luta que é de todos.
Frisou que está em contacto permanente com a Comissão Municipal de Proteção Civil, composta por entidades oficiais e empresas relevantes, no sentido de serem tomadas as decisões para que tudo funcione o melhor possível.
Informou também que desde o dia 9 de Março está em funcionamento uma Comissão Municipal constituída por elementos da Proteção Civil, dos Bombeiros e por todos os diretores dos Departamentos da Câmara Municipal onde serão tomadas decisões tendentes a reduzir o impacto da crise para que a cidade e o concelho não parem de funcionar.
Deu a conhecer que foi tomado um conjunto de medidas extraordinárias, em coordenação com outras entidades, de que em resumo se destacam:
- O pagamento das rendas da habitação social municipal só será retomado após normalização da situação, sem penalizações.
- Suspensão do estacionamento pago.
- Filhos até 12 dos trabalhadores de serviços essenciais, podem recorrer às escolas de acolhimento.
- Crianças ate 3 anos serão acolhidas em instituições do concelho próprias para o efeito
- Aplicação ao mercado abastecedor das mesmas medidas aplicadas aos restantes mercados municipais.
- Suspensão da actividade dos mercados municipais ao ar livre.
- Desinfestação diária de ruas e contentores do lixo em todo o Concelho.
- Definição do período das 19,00 às 21,00 horas para deposição do lixo nos contentores próprios.
- Suspensão da recolha de nomos e resíduas verdes.
- Encerramento ao público de todos os edifícios municipais, com afixação exterior de procedimentos a seguir em caso de necessidade.
- Prorrogação dos prazos dos pedidos dirigidos ao departamento de urbanismo.
- Suspensão do acesso aos cemitérios e crematório, com excepção de familiares presentes nos enterramentos e cremações.
- Definição com as grandes superfícies de distribuição de horários para atendimento de forças de segurança, proteção civil e saúde.
- Criação de uma reserva alimentar para situações de emergência.
- Sensibilização das unidades hoteleiras para a colaboração no acolhimento de forças de segurança, Protecção Civil, Bombeiros, Saúde e outros serviços essenciais.
- Criação de um grupo de acompanhamento e distribuição de bens essenciais para grupos de risco.
A Senhora Presidente terminou apelando para que ninguém seja porta-voz de boatos e dirigindo palavras de reconhecimento a todos quantos na sua área de actuação tem dado o seu melhor num esforço colectivo, para bem de cada um e de todos.


A comunicação pode ser acompanhada na integra através do endereço que se segue 













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