16/06/2020

ADMINISTRAÇÃO - Comunicado Oficial






24AD/2020

Setúbal, 16 de Junho de 2020

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO


ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

Em primeiro lugar desejamos que estejam de boa saúde!

A UNISETI que fez o caminho que é de todos conhecido de acordo com a absurda situação da pandemia que infelizmente ainda nos assola, encerrou as instalações, mas manteve uma ligação constante e criativa com a sua comunidade. Na altura, ainda não fazíamos ideia das implicações que haveria de ter nas nossas vidas, como condicionaria o nosso quotidiano, as nossas relações de amizade, tudo sob um novo paradigma paradoxal: o distanciamento social.

A pandemia, que tínhamos para nós que demoraria duas ou três semanas, açoitou-nos com violência, sequestrando o convívio, condicionando os afectos, instilando o medo pelo outro e, sobretudo, confiscando-nos o futuro próximo. Entretanto o “desconfinamento” vai-se dando, com as necessárias cautelas.

O nosso principal objectivo foi manter a Universidade Sénior de Setúbal como uma resposta à altura do prestígio que de que gozava entre os seus alunos e na cidade. E tal foi alcançado com uma enorme adesão à UNISETI VIRTUAL, mas também o sentimento de que só poderá ser provisório, mesmo que esse provisório dure até à descoberta de uma vacina.
Aproxima-se agora o tempo das matrículas para o próximo ano lectivo, numa altura em que o País está a voltar ao “novo normal”. Que o mesmo é dizer com incerteza. Foi neste quadro que a Administração, apenas com a certeza de que a incerteza vai ser a norma para os próximos tempos, teve de tomar decisões, designadamente quanto ao próximo ano lectivo:
- Abrir matrículas já nos próximos dias; fixar o valor da matrícula em 10 Euros, bem como o valor da propina mensal também em 10 Euros. Enquanto durar a pandemia, não serão cobrados outros valores. O prejuízo inerente iremos buscá-lo à reserva que soubemos construir ao longo dos anos.
A ave do sonho – foi promessa nossa, reiterada e praticada – há-de encontrar na UNISETI um porto de abrigo, uma voz fraterna, acolhedora, amiga. Não desistiremos de com-viver, como sabiamente evoca José Tolentino de Mendonça “não basta aproximar-nos para sermos efectivamente próximos”. Por vezes, como nos sucede agora, agimos como no verso da grande poetisa Adília Lopes: “Na vida e no poema/dar menos um passo”, mas sem fazer desse gesto a privação da vida. Antes pelo contrário,
Fiquem igualmente atentos às próximas directrizes dos Serviços Administrativos. E terminamos com a inspiração do grande poeta japonês Bashô (adaptado)
“A primavera despede-se:
as aves chilreiam – até dos olhos dos peixes
se soltam amarras…”
Por fim, queremos desejar-vos os mais sinceros Votos de Saúde e Bem-Estar, dentro dos condicionalismos actuaisagradecendo que estejam particularmente atentos às nossas tentativas de contacto.

Apresentamos Calorosas Saudações Cordiais,

Arlindo Mota
Presidente do Conselho de Administração da UNISETI




Sem comentários:

Enviar um comentário