24/10/2020

ADMINISTRAÇÃO - Comunicado oficial

                                                                                                                                                      32AD/2020

 

Setúbal, 24 de Outubro de 2020

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

 

SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, MANUTENÇÃO DAS AULAS ON-LINE

 

 

Tal como havíamos anunciado em anterior comunicado, a UNISETI abriu o ano escolar no dia 12 de Outubro com aulas presenciais mistas (transmitidas pela internet para outros alunos inscritos, através de equipamentos técnicos adquiridos especificamente para esse fim) sob rigorosas medidas de higienização, em que se envolveram intensamente um generoso e competente grupo de voluntários, sem cujo contributo tal não seria possível. Podemos afirmar, sem presunção, que a nossa Universidade ficou dotada, quer sob o ponto de vista técnico e humano, quer no que concerne à prevenção e controlo da pandemia, de excepcionais condições de segurança sanitária, conforme puderam comprovar as várias dezenas de professores e alunos que a frequentaram nestas duas semanas.

 

Afirmámos então que estaríamos preparados  “para  modelar as decisões em função da evolução da epidemia”. Infelizmente, decorridas magras duas semanas, o aumento exponencial de infectados em todo o País, leva o Conselho de Administração a deliberar, como medida cautelar, suspender até 30 de Outubro as aulas presenciais, mas mantendo o formato on-line durante o período de interregno. Porque este cenário estava previsto, perspectivamos esta interrupção com serenidade, preparando novas actividades, de que destacamos três Conferências, já em Novembro, proferidas pelo Prof. José Custódio Vieira da Silva subordinadas ao tema “ENTRE A BATALHA E OS JERÓNIMOS: SINGULARIDADES DA IGREJA DE JESUS DE SETÚBAL” para as quais em breve abriremos inscrições (Elas terão um formato misto ou apenas on-line consoante a evolução pandémica).

 

É devido um particular agradecimento a professores e alunos que voltaram a erguer uma vez mais a UNISETI como um lugar desejado “habitável como o tempo, como se fosse uma casa”, nas palavras de Byung-Chull Han, o filósofo coreano-germânico, tão citado nas nossas aulas. Frequentar a Universidade era um ritual para muitos de nós. E os rituais estabilizam a vida, por isso a convivialidade, que é o âmago da essência do humano, nos faz tanta falta e é insubstituível. Mas a UNISETI permanece, pela sua vitalidade e comunhão, um mediador indispensável, mesmo nos tempos difíceis, únicos, que estamos a atravessar, da vida que merece a pena ser vivida. Ajuda a tornar-nos intensamente resilientes, a ordenar o tempo e desse modo proporcionar um sentido redentor para nós.

 

A Universidade permanecerá aberta, com os seus serviços em pleno funcionamento. De lá serão emitidas muitas aulas por vídeo-conferência e outros materiais que estão a ser preparados. Lá estará sempre um porto de abrigo para esclarecer, ou uma palavra amiga, de conforto. A UNISETI é, e será sempre, uma COMUNIDADE, que não deixaremos deslaçar pois que a sua força vital, que tem granjeado o reconhecimento e admiração da Cidade, é a nossa e dela não abdicaremos.

 

Renovamos os nossos sinceros votos de boa saúde e ânimo forte!

 

Até breve,

 

Apresentamos as nossas Calorosas Saudações Cordiais,

 

Arlindo Mota

Presidente do Conselho de Administração da UNISETI


Sem comentários:

Enviar um comentário