22/12/2020

DMINISTRAÇÃO- Mensagem de Bas Festas

 



 

39AD/2020

 

 

MENSAGEM DE BOAS FESTAS NO ANO DE 2020

 

Há um ano estávamos numa sala de um hotel privilegiado na localização e serviço, sobranceira à nossa bela cidade, em mesas concêntricas de dez pessoas, usufruindo de uma vista soberba, para comemorarmos juntos o Natal.

Éramos, mais coisa menos coisa, duzentas pessoas. Usufruindo daquela vista única, comendo comida de chef (seja lá o que isso for), servidos por empregados atenciosos. Para muitos de nós, era a ocasião de juntar a vontade de celebrar o Natal em comunidade com a ousadia de o fazer num local requintado, o mais requintado de Setúbal. Por isso ia-se ao cabeleireiro, pesquisava-se no armário a roupa mais luzidia, e armados de um sorriso que adivinhava um momento feliz, lá nos dirigíamos para a festa de Natal da UNISETI.

 Naquele dia o hotel era nosso durante meia dúzia de horas. Depois do café, o momento alto, entravam os nossos artistas e a festa animava, ao som da música e do canto que traduzia a alegria e o afecto da companhia. Quase duzentas pessoas, dizia, e nós a pensarmos “e para o ano como será?”, onde vamos reunir-nos no Natal, que esta sala começa a ser pequena para a UNISETI…

O lado negro da Natureza trocou-nos as voltas. Quase um ano decorrido estamos aqui, reunidos virtualmente, com algumas marcas no rosto e, sobretudo, no ânimo com que vamos gerindo as solidões, apesar da força com que a comunidade UNISETI soube reagir os condicionalismos colocados pela pandemia. Do confinamento a uma relativa abertura, da primeira onda ao seu quase controle e súbito recrudescimento violento, das aulas presenciais à omnipresença do online, aqui estamos, resilientes, teimando em partilhar os afectos, comemorando a Festa Natalícia, compartilhando o nosso isolamento, com alegria e esperança – a vacina está aí! - de que daqui a meia dúzia de meses nos possamos juntar e abraçar, como fazíamos dantes, sem restrições ou condicionamentos. Talvez se instaure o DIA DO ABRAÇO. Quem sabe?

Por isso, a palavra escolhida é ESPERANÇA, a prenda mais querida que carregamos no nosso sapatinho, neste Natal absurdo, que vai mudar, que já está a mudar as nossas vidas. Basta de palavras, embora elas também sejam necessárias, com um agradecimento final a todos os professores, alunos e colaboradores, que tornaram possível, não só este momento como todo um ano de intensos sobressaltos na procura de soluções que mantivessem a nossa Universidade viva, solidária, em comunidade.

Agora sim, nada mais, apresentamos os nossos sinceros votos de

UM AFECTUOSO NATAL e FELIZ ANO NOVO

18 de Dezembro 2020

ADMINISTRAÇÂO DA UNISETI





Sem comentários:

Enviar um comentário