05/07/2021

ADMINISTRAÇÃO - Comunicado oficial

 



22 AD/2021

 

Setúbal, 5 Julho de 2021

 

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

 

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

 

A UNISETI está prestes a dar por concluído mais um ano lectivo – que as aulas já cessaram, mas há que proceder a tarefas diversas que uma instituição docente não pode descurar, como o processo das matrículas e a ponderação dos novos horários.

Enquanto isso, reabilitamos as instalações, que disso estão precisadas pelo desuso e anomalias detectadas.

 

Elaborar um calendário, como era uso, obedecia a hábitos e racionalidades que vinham já do adquirido, mas nestes tempos deslizantes e paradoxais, é agora uma tarefa que advém tanto da ciência como da adivinhação: temos de decidir como se nada de anormal se estivesse a passar, mesmo que mais à frente tenhamos de rever, por razões sanitárias, o que tanto trabalho levou a elaborar. Entretanto, as inscrições estão abertas e fixou-se, ponderados os diversos cenários, a abertura do ano lectivo para 16 de Setembro.

 

Aqui chegados, é devido um particular agradecimento a professores, alunos e colaboradores que voltaram a erguer uma vez mais a UNISETI como um lugar desejado, “habitável como o tempo, como se fosse uma casa”, nas palavras de Byung-Chull Han, o filósofo coreano-germânico, que amiúde evocamos. Frequentar a Universidade constitui um valioso ritual para muitos de nós. E os rituais estabilizam a vida, apelam à convivialidade, que é o âmago da essência do humano. Por isso, a UNISETI fez um extraordinário esforço para se constituir, pela sua vitalidade e comunhão, nestes tempos difíceis, únicos, que temos vindo a atravessar, num mediador indispensável da vida que merece a pena ser vivida, ajudando a tornar-nos intensamente resilientes e reforçando o seu sentido comunitário.

 

É da mais elementar justiça reiterar veementemente o nosso profundo agradecimento aos nossos professores que se foram afeiçoando, com maior ou menor dificuldade, aos desvios compulsivos de rota, com o mesmo entusiasmo, dedicação e saber, transitando ora de um regime presencial para uma atmosfera digital, de que ainda não há muito tempo lhe era estranha. (Uma palavra deve ser dita igualmente dirigida aos nossos colaboradores, e foram vários, que durante largos meses exerceram, com dedicação e eficiência, o papel de “facilitadores”, viabilizando desse modo as aulas e os eventos nesse novo formato de ensino à distância)

 

O mesmo agradecimento para os nossos alunos cuja dedicação se manifestou por diversos modos, desde a dação financeira mesmo sem poder assistir às aulas, à solidariedade activa traduzida em colaboração e incentivos. E, não queremos, nem devemos esquecer, o extraordinário contributo de colaboradores externos que integraram o notável conjunto de conferências que tiveram lugar por videochamada, em parceria inestimável com o jornal “O Setubalense” que fez a cobertura de todos esses eventos; foram eles os professores universitários Viriato Soromenho-Marques, Rita Figueiras, José Custódio Vieira da Silva e Eugénio da Fonseca, ex-coordenador nacional da Cáritas Diocesana.

 

Ano e meio decorrido, continuamos a viver uma realidade deslizante, que nos impede de tecer cenários definitivos. Apesar de tudo, com o processo de vacinação em curso, avista-se uma luz no horizonte e a confiança de que a esmagadora maioria dos nossos professores, alunos e colaboradores, continuam empenhados em manter a Universidade Sénior de Setúbal viva e dinâmica.

 

Permitam-me que termine com um curto poema (adaptado) do notável poeta argentino Jorge Luís Borges, que condensa, em três ínfimos versos, a esperança no porvir que todos ansiamos:

 

 

Partilhar o futuro

Como se partilha a música

ou o sabor de uma fruta.

 

Até Setembro,

Boas Férias,

Muita Saúde.


O presidente do C A da UNISETI

Arllndo Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário