05/07/2021

UNISETI: Mensagem de Fim de Ano Lectivo

 

Mensagem de Fim de Ano Lectivo

Estimadas alunas e alunos,

Amigos,

Concluímos mais um ano lectivo sinalizado por uma esperança oculta por detrás de sucessivos e inesperados revezes, podendo comprovar com júbilo que, apesar da impossibilidade de alcançar a plenitude da convivialidade que só a presença garante e estimula, nós, congregados no projecto Filosofia Para Todos, continuámos a manter uma presença semanal, onde o diálogo sempre foi norma, sobre temas que abarcavam o melhor e mais actual da Filosofia contemporânea.

Foi uma experiência inigualável. Gostaria de poder concluir que “o essencial é invisível para os olhos” e que, ao longo deste ano (e dos anteriores) fomos construindo uma sabedoria, amparados nos espíritos mais esclarecidos do pensamento de todos os tempos e que no fim, à pergunta “qual a maior aprendizagem?”  poder obter a resposta que também subscreveria John Locke: a Tolerância.

Depois de mais um ano em que vivemos uma realidade deslizante, acolhemo-nos ao pensamento de Hegel: «A coruja de Minerva só voa ao anoitecer», que é o modo do grande pensador alemão nos fazer compreender que a sabedoria e a compreensão só aparecem em plenitude numa fase tardia das nossas vidas ou dos acontecimentos.

A filosofia e a poesia andam de mãos dadas, por isso, uma medida sábia é rodearmo-nos dos grandes poetas clássicos: como Horácio, cujas Odes nos ajudam a libertar da humana condição:

 

«Na noite impenetrável da sua sabedoria

Um deus encerra a sucessão dos dias

Que virão e ri

Do nosso humano sobressalto»

 

Fiz o melhor para retirarmos o maior prazer e amizade das aulas, nas insólitas condições em que vivemos. Muito obrigado pela vossa companhia ao longo deste ano.

Um abraço de sincera amizade. Até Setembro

Arlindo Mota


Sem comentários:

Enviar um comentário