07/11/2022

XIX Aniversário da UNISETI - Abertura das comemorações pelo Senhor Presidente do C. A. da UNISETI

 


XIX ANIVERSÁRIO, 4 de Novembro de 2022

 

Exma Senhora Vice-Presidente da Câmara, Drª Carla Guerreiro

Exmo Senhor Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Sr. Rui Canas

Exmo Senhor  Membro do Executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião, Sr. Luís de Matos

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

Comemoramos hoje o XIX ano da criação da UNISETI num momento em  que ainda vivemos rodeados por um inimigo obscuro que nos tolhe as opções disponíveis e que determina, sem avisar,  que o definitivo se converta em provisório.

Mas começamos a viver o presente e este,  cogitava o filósofo é, em certa medida, solidão, pois não colhe, nem o reconhecimento do passado, nem vive o frémito e a esperança do futuro. Mas é nele que vivemos e que temos de afeiçoar para que a nossa vida mereça a pena ser vivida, de bem connosco e com os outros que fazem parte do todo, onde se integra a comunidade UNISETI.

Estes dois últimos anos tiveram consequências que só o futuro se encarregará de determinar: pessoais, de bem-estar, institucionais. Por isso é com júbilo acrescido  nos reunimos aqui todos, neste magnífico auditório gentilmente cedido pela nossa autarquia, para comemorar quase duas dezenas de anos de vida da nossa Universidade Sénior.

Teremos oportunidade para verificar que o corpo das disciplinas ministradas equivalem ao que o ano lectivo 2019/2020 nos oferecia e algumas estão em lista de espera, aguardando que as ampliações no Parque do Bonfim estejam concluídas,

Por outro lado, a dinâmica extra-escolar que era uma característica do período pre-pandémico, está de volta: em Setembro e em Outubro já viajámos até Lisboa, para assistir ao espetáculo virtual e imersivo no Reservatório  Mãe d’ Água das Amoreiras, recomeçámos com a sala praticamente cheia o nosso cine-clube CINE MAIOR IDADE e efectuámos a primeira viajem internacional deste ano lectivo: a Ávila, Segovia e Madrid, com agrado geral.

Hoje o palco vai, naturalmente, para os nossos artistas: o Grupo de Fado, o Grupo Coral de Cante Alentejano, e três novidades: o recente Grupo de Teatro, criado em colaboração com a ESE de Setúbal, o Grupo de Cordas e Guitarras e a estreia de um novo agrupamento: Melodias de Sempre. Vai ser um prazer.

Mas o destaque vai para uma homenagem que não podíamos deixar em claro: a atribuição do título de professores Eméritos da Universidade Sénior, um, a título póstumo, ao Professor António Quaresma Rosa, que criou e difundiu de forma original o saber sobre a nossa cidade que denominou “Conhecer Setúbal”, de que aqui deixamos registada a nossa saudade, o outro, à Professora Etelvina Bigas, que ultrapassados as nove dezenas de anos, continua a ensinar inglês, com o brilhantismo e entusiasmo de uma jovem professora. Embora por motivos e circunstâncias diferentes, o Conselho de Administração da UNISETI atribui esta justíssima homenagem.

(Noutro contexto, não podíamos deixar de fazer uma referência aos nossos colegas Administradores Maria do Carmo Branco e Américo Pereira, que continuam a recuperar de problemas de saúde e que tanto gostariam de estar connosco. Uma especial saudação e desejos de boas melhoras.)

Serão hoje também distribuídos os diplomas UNISETI FIDELITAS que pretende agradecer a todos os alunos e professores que durante o tempo da pandemia se mantiveram fiéis à sua Universidade Sénior. Lembramos a finalizar o notável e profundo poema de Peter Handke que aqui citámos há um par de meses: “Quando nos esquecíamos da data corrente: isso sim eram tempos.

 Isso sim era tempo.

 Quando os sonhos eram um ir e vir do inferno ao céu: Isso sim, eram tempos.”

 

Até breve,

Apresentamos as nossas Calorosas Saudações Cordiais,

 

O Presidente do Conselho de Administração

Arlindo Mota

 


Sem comentários:

Enviar um comentário