03/12/2025

Visita de estudo: IPMA e Museu Geológico de Lisboa

 


No âmbito da disciplina de “Portugal no Mundo”, realizou-se no passado dia 21 de Novembro uma visita de estudo ao IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e ao Museu Geológico de Lisboa. Fomos recebidos por uma simpática equipa do IPMA que nos proporcionou um excelente acompanhamento. Iniciámos a visita ao IPMA com a apresentação da Divisão de Meteorologia sobre o tipo de trabalho de observação meteorológica e de previsão do estado de tempo, assim como da necessária vigilância, importante pelas situações extremas que têm ocorrido, devidas ao crescente impacto do aquecimento global no nosso clima. De seguida, visitámos a estação meteorológica na qual nos foram apresentados os diversos equipamentos de observação terrestre – termómetros, udómetros, pluviómetros, barómetros, heliógrafo… além de alguns meios de observação marítima e aérea. Um destes meios de observação, que nos mereceu particular atenção, foi o balão estratosférico. Foi-nos mostrado um balão ainda não utilizado e explicadas as suas particularidades, nomeadamente, a radiossonda que o equipa e conjunto de sensores nela existentes. Assistimos ao lançamento do balão às 12 horas solares. Foram-nos mostradas as trajetórias de balões meteorológicos e gráficos do seu percurso em altitude, inclusivamente o que se referia àquele a cujo lançamento tínhamos assistido. Foi ainda apresentado um mapa com a localização de todos os balões meteorológicos a nível mundial, lançados às 12 horas solares de cada uma das estações de lançamento nos vários países. 










Após o animado convívio do almoço, seguimos para o Museu Geológico de Lisboa, onde fomos recebidos e orientados por dois simpáticos geólogos do LNEG. Foi-nos apresentada a história do Museu Geológico e destacada a importância do trabalho dos pioneiros da geologia em Portugal - Carlos Ribeiro, Nery Delgado, Paul Choffat cuja atividade originou o que hoje constitui coleções de referência ao serviço da comunidade científica. A visita desenrolou-se por várias salas temáticas:  100 Milhões de anos da geologia de lisboa;  Coleções litológica, estratigráfica e mineralógica portuguesas;  Coleção paleontológica que integra milhares de fósseis provenientes de formações litológicas portuguesas, sendo alguns destes fósseis únicos, como as trilubites.  As 27 maravilhas de Portugal antes do Homem, em que nos foi possível visualizar meteoritos e inúmeros fósseis e minerais sendo exemplo destes as pirites alentejanas, as volframites, aragonites, diversas variedades de quartzo, e até uma amostra de um tufo de chaminé vulcânica submarina e muitos outros exemplares da geologia de Portugal. Alguns dos fósseis que nos foram apresentados habitaram nesta região e são muito particulares. Viveram num período de existência de um paleoclima com características tropicais, antes do período glaciar. De considerável importância são alguns exemplares de fósseis de espécies vegetais, assim como de alguns animais como os dinossauros da Lourinhã, o cão de Muge e o crocodilo de Lisboa. Também foi possível observarmos crânios humanos, alguns dos quais apresentando marcas de fraturas, pensa-se que devidas a espancamento. Foram duas visitas de elevada qualidade e que permitiram ampliar grandemente os nossos conhecimentos de meteorologia e clima de Portugal e da geomorfologia do território nacional, temáticas que têm sido abordadas nas aulas da disciplina de Portugal no Mundo – A Natureza e o Homem. 









Texto e fotos : Prof Ana Paula Cebola

28/11/2025

CineMaioridade

 


CONVITE

 

 

Na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, pelas 15H, no auditório Charlot teremos a última sessão do CINEMAIORIDADE deste ano civil, o filme "Melhor é impossível" é uma comédia deliciosa, que com um sentido de humor agridoce, trata temas surpreendentemente atuais : o transtorno obsessivo compulsivo, o preconceito e a solidão.

Vencedor de 2 Óscares para os melhores atores principais, 3 Globos de Ouro, usando o poder da comédia, o resultado é uma impactante lição sobre empatia, solidariedade e mudança pessoal.

Jack Nicholson tem aqui um dos mais inesquecíveis desempenhos da sua carreira, porque a brincar se pode falar de coisas muito sérias.

 

Relembra-se que a entrada é livre, sujeita ao levantamento dos convites na secretaria da UNISETI. Sessão aberta a docentes, alunos, familiares e amigos.







27/11/2025

Mercado de Natal

 


A UNISETI convida a sua comunidade a visitar o nosso Mercado de Natal, que decorrerá entre os dias 2 e 5 de dezembro, na Sala de Convívio.

 

Este será um espaço de partilha, criatividade e solidariedade, onde poderão encontrar artigos únicos, feitos com dedicação e espírito natalício. Além de promover o convívio, o Mercado de Natal tem também uma vertente solidária, apoiando causas que nos unem e fortalecem enquanto comunidade. Este ano uma % das vendas reverterá para a Liga Portuguesa da Luta contra o Cancro.




25/11/2025

Assembleia Geral - Convocatória

 


UNIVERSIDADE SETUBALENSE DA TERCEIRA IDADE, CRL Sede: Parque do Bonfim – 2900-703 Setúbal

Telefone: 265 540 230 / 91 21 97 371 

Convocatória

Nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 34.º n.º 2 e 38.º alínea d) do  Código Cooperativo e do disposto nos artigos 37.º n.º 2 alínea b) e 41.º alínea c) do  Estatuto da Universidade Setubalense da Terceira Idade CRL, venho por esta  convocar os Ex.mos Cooperadores para participarem na sessão ORDINÁRIA da  Assembleia Geral da Universidade Setubalense da Terceira Idade CRL, (Uniseti), a  realizar no próximo dia 12 de Dezembro de 2025, pelas 10.30 horas, na sua  sede no Parque do Bonfim em Setúbal, com a seguinte 

Ordem de Trabalhos

1. Período antes da Ordem do Dia

2. Apreciação, discussão e votação da proposta de Plano de Actividades para o  ano de 2026

3. Apreciação discussão e votação da proposta de Orçamento para o ano de  2026

4. Outros assuntos de interesse da Universidade

5. Leitura, discussão e votação da acta da sessão

Em virtude do disposto nos n.ºs 1 e 2 do art.º 37º do Código Cooperativo, e do  disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 40.º do Estatuto da Universidade Setubalense da  Terceira Idade CRL, se, à hora marcada para a reunião, não estiver presente mais de  metade dos cooperadores com direito de voto, ou seus representantes devidamente  credenciados, a assembleia reúne, com qualquer número de cooperadores, meia hora depois.

Setúbal, 25 de Novembro de 2025

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

                                                                 Margarida Alves Vacas

Nota: Os documentos necessários para análise dos Ex.mos Cooperadores, nomeadamente a Proposta  de Orçamento e a Proposta de Plano de Actividades, serão enviados electronicamente a todos aqueles  que disponibilizaram o seu endereço de correio electrónico, em anexos desta convocatória, e estarão  disponíveis na secretaria da Uniseti, para levantamento, para todos aqueles que forem convocados  por carta registada com aviso de recepção, devendo tal levantamento ser previamente agendado, por  contacto telefónico.


13/11/2025

CineMaioridade

 

A UNISETI relembra que amanhã, dia 14 de novembro, pelas 15H temos a nossa habitual sessão de cinema no Charlot em Setúbal. "As Pontes de Madison County" é uma história intemporal sobre o amor, o dever, o dilema existencial da escolha e o reflexo que as decisões podem ter no futuro, para quem as faz e para os que herdam a sua memória.

Uma obra-prima magistralmente realizada e interpretada por Clint Eastwood acompanhado por Meryl Streep, que explora ao limite o poder das emoções contidas na expressão visual dos personagens. 

 




05/11/2025

Visita de estudo ao Fluviário e Museu de Mora

 


No âmbito das disciplinas de “Portugal no Mundo”, “Economia” e “ Ambiente e Saúde” realizou-se no passado dia 17 de Outubro uma visita de estudo ao Fluviário de Mora e ao Museu Interativo do Megalitismo.

Fomos recebidos por uma simpática equipa que nos proporcionou um excelente acompanhamento.

Iniciámos a visita ao Fluviário com o visionamento de um filme. Este permitiu-nos compreender como está organizado e se distribui por várias áreas, e ainda, como se apresentam, nos seus aquários, os ecossistemas de água doce de Portugal e de outras regiões do mundo, com as diversas espécies autóctones que os integram. A sua estrutura permite-nos acompanhar o percurso de um curso de água ibérico, desde a nascente até à foz, com a apresentação de espécies existentes nas várias fases do seu leito, desde as menos corpulentas às de maior corpulência como os barbos, as carpas e o esturjão.

De seguida, tivemos oportunidade de visitar o Lontrário, onde as lontras dificilmente se expõem aos nossos olhares. Normalmente estão escondidas, possivelmente a dormir. Mas houve uma que se atreveu e mostrou-se para a podermos apreciar.

De seguida, dirigimo-nos para a área dos Habitats Exóticos dos rios da América Central e do Sul, da Ásia e da África, onde a biodiversidade é muito rica.

Passámos, de seguida, à área do aquário correspondente ao rio Amazonas. Foi possível vivenciarmos a riqueza e beleza da sua biodiversidade.

Em virtude de algumas das espécies apresentadas corresponderem a populações reduzidas ou mesmo em risco de extinção, o Fluviário apresenta-se também como um espaço de Educação Ambiental e desenvolve programas com essa finalidade.

Após o animado convívio do almoço, em que não faltaram as diversas iguarias típicas da gastronomia alentejana, visitámos o invulgar Museu Interativo do Megalitismo.

A sua estrutura em madeira representa um pouco da geomorfologia da região com a separação em lâminas pretendendo também conduzir-nos para o ambiente criado pelas rochas dominantes na região, os granitos e os xistos. E é esta estrutura que acolhe os vários espaços relativos ao Neolítico, onde somos conduzidos às suas características através das peças expostas – cerâmicas, ferramentas e tear – e das apresentações interativas aí existentes. O importante foi ficarmos a perceber os motivos da fixação dos grupos humanos na região, como o relevo, o clima, a rede das linhas de água e, também, o facto da existência da prática da troca directa para obtenção das ardósias, com origem noutras regiões do país. Estas eram utilizadas na construção dos monumentos megalíticos e na confeção de placas de identificação dos mortos, como foi possível vermos no Módulo da Morte.

O Concelho de Mora é um dos de maior riqueza no que respeita a achados Megalíticos, o que nos foi apresentado num dos mapas expostos.






















04/11/2025

Comunicado Oficial da Administração 13AD/2025

 



13 AD/2025

 

Setúbal, 4 de novembro de 2025

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

Prezados Professores, Alunos e Colaboradores,

 

A Administração da Universidade Sénior de Setúbal tem o prazer de agradecer a confiança, que uma vez mais, centenas de alunos e dezenas de professores e colaboradores em si depositaram em mais um ano lectivo.

Dando corpo ao carácter multifacetado desta instituição, damos hoje a conhecer algumas das actividades que constituem o corpo e o sangue da nossa Instituição, e para as quais chamamos a vossa especial atenção.

(Recordamos que Novembro é o mês do aniversário da UNISETI. Em breve daremos pormenores de quando e onde será evocado – com a devida partilha do respectivo bolo de Aniversário). 

Assim, a 7 de Novembro, sexta-feira, pelas 14h30, temos a habitual Recepção aos Novos Alunos, no Auditório – momento muito importante de esclarecimento sobre o funcionamento da UNISETI, a que se seguirá um convívio (sobre os pormenores deste evento será enviado um mail pelos serviços administrativos)

10 de Novembro, segunda-feira, pelas 14h30, tem início o nosso ciclo de Conferências 2025-2026, com uma sessão sobre Saúde e Bem Estar orientada pelo médico e nosso colaborador, Dr. Viriato Horta, sobre a temática da Ansiedade.

O tradicional Almoço de Natal tem lugar a 17 de Dezembro no mesmo local do ano passado (Restaurante Cristal) e cujas inscrições estão já a decorrer.

Entretanto, prosseguem outros iniciativas já consolidadas e de grande adesão entre todos como é o caso do CINE MAIOR IDADE, o cineclube sénior que uma vez por mês, pelas 15 horas, tem lugar no Cinema Charlot.

Solicitamos que estejam atentos, pois muito em breve, divulgaremos o local do tradicional Passeio de Fim de Ano a um destino (acrescentamos apenas que se trata de um cruzeiro…).

Mas a UNISETI é também um lugar de solidariedade e partilha, de ajuda aos mais necessitados pelo que estão neste momento a decorrer o peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao C.A.S.A - Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, pelo que solicitamos a vossa habitual generosidade (para mais informações ou esclarecimentos dirijam-se à Secretaria).  

 

Até breve,

Com os melhores cumprimentos,




Arlindo Mota

Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

28/10/2025

Almoço de Natal 2025

 

Caros docente e alunos,

 

É com prazer que o Presidente do Conselho de Administração, Doutor Arlindo Mota convida-o a participar no 19.º Almoço de Natal, que terá lugar no próximo dia 17 de dezembro (quarta-feira), no acolhedor Hotel Cristal, em Setúbal.

Este encontro anual é uma excelente oportunidade para celebrarmos juntos o espírito natalício, fortalecermos os laços entre colegas e encerrarmos o ano com boa disposição e partilha.

🔔 Detalhes do evento:

•             📅 Data: 17 de dezembro

•             🕛 Hora: 12H30

•             📍 Local: Hotel Cristal, Setúbal

•             🍽️ Almoço festivo com menu especial




07/10/2025

Admnistração - CineMaioridade

 


A Uniseti reinicia as sessões do CINEMAIORIDADE na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, pelas 14H30, no Auditório CharlotÁfrica Minha é o filme escolhido. Um drama psicológico, sobre a transformação de uma mulher que,  forçada pelo desencanto com o casamento e com o isolamento, descobre a sua vocação, e aprende a resolver o conflito entre a posse e a liberdade, na vastidão de África. O grande amor que ali viveu e deixou, é a prova de que certas paixões e lugares só sobrevivem enquanto memórias lendárias.  




20/07/2025

Comunicado oficial - 9 AD/2025

 



9 AD/2025

 

Setúbal, 18 de julho de 2025

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

Prezados Professores, Alunos e Colaboradores,

Chegamos ao fim de mais um ano letivo na UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, gostaríamos de expressar a nossa mais profunda gratidão pelo empenhodedicação e entusiasmo que cada um demonstrou ao longo deste ano. A vossa contribuição foi fundamental para o sucesso das nossas atividades e para a criação de um ambiente de aprendizagem e convívio tão enriquecedor.

Aos professores, o nosso reconhecimento pelo vosso profissionalismo e paixão em partilhar conhecimento, inspirando os nossos alunos a continuar a aprender e a desenvolver-se.

Aos alunos, o nosso apreço pela vossa curiosidade, resiliência e alegria em participar ativamente na vida da UNISETI, mostrando que a busca pelo saber não tem idade.

Aos colaboradores, o nosso sincero agradecimento pelo trabalho incansável e pela forma como asseguram o bom funcionamento de todas as nossas atividades, tornando possível a concretização da nossa missão.

Agora, é tempo de fazer uma pausa. Desejamos a todos umas férias felizes, repletas de momentos de descanso retemperador e lazer. Que este período seja uma oportunidade para recarregar energias, desfrutar da companhia dos vossos entes queridos e dedicar-vos a atividades que vos deem prazer.

Esperamos rever-vos em breve, prontos para um novo ano letivo, com a mesma energia e dedicação que sempre vos caraterizou.

Com os melhores cumprimentos,

 

Arlindo Mota

O Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

12/06/2025

Passeio de final de ano à Europa Central

 

Viagem de final do ano lectivo 2024/2025, à Europa Central

No habitual local de encontro para os nossos passeios e visitas, cerca das 04,30 h da manhã desse dia 31 de Maio, os 38 finalistas já se encontravam reunidos aguardando o transporte para o aeroporto de Lisboa.

Cumpridas as formalidades de embarque, pouco passava das oito horas quando levantámos voo em direcção a Praga. O autocarro que nos levou do aeroporto estacionou a pequena distância do hotel, vencida sem qualquer dificuldade.

Ultrapassada a fase das malas e do alojamento, como a hora do almoço já estava há muito vencida, cada um petiscou o que entendeu e pôde provar a boa cerveja que por lá se fabrica, a Pivo, como lá lhe chamam.

A visita à cidade começou pela Praça da Independência, onde decorria um mercado de bugigangas e de comes e bebes. A ameaça de chuva não foi obstáculo e lá seguimos para a Torre da Pólvora, passámos pela rua do Fosso, demos uma olhadela ao antiquíssimo Mercado de Havel (Havelske Trzist) e encaminhámo-nos para a Torre do Relógio para, às dezassete horas em ponto, assistirmos à Caminhada dos Apóstolos, como acontece a cada mudança de hora. Então, à hora certa, pelas duas janelas que encimam o relógio surgem, rodando, as figuras dos apóstolos e outras figuras representativas, antecedendo as badaladas das horas.

Calcorreando pela cidade, passagem pelo Bairro Judeu. Depois do jantar uma saída para ver a cidade à noite.

No segundo dia visita à zona alta de Praga, onde se situa o castelo, com deslocação em autocarro. Passado o convento dos Premonstratenses, bons fabricantes de cerveja segundo informação da guia, chegámos à Praça do Loreto. Visita à Catedral de S. Vito, S. Venceslau e S. Adalberto que, no seu interior, acolhe a capela de S. Venceslau onde se encontra  o seu túmulo. Numa vitrine réplicas das Jóias da Coroa da Boémia, constituídas pela Coroa, Ceptro Real e Maçã Real. Destaque para o túmulo de duas toneladas de prata de S. João Nepomuceno. Continuando, passámos pela janela onde ocorreu o episódio histórico da segunda Defenestração de Praga e mais umas fotos panorâmicas da cidade a partir do castelo. Descendo pela Rua do Ouro, construída pelo Imperador Rudolfo II para alojar os artilheiros do castelo e outros serviçais do palácio, constacta-se que não há ouro nenhum. Entre as pequenas lojas da rua a casa identificada com o número 22 foi habitada por Franz Kafka, diz-se. Depois do almoço, uma olhadela à ponte Carlos sobre o rio Moldava que tem junto dela a imponente e mais famosa estátua do S. João Nepomuceno. Descemos a rua Juan Neruda, passamos pela Igreja de S. Nicolau, tomamos a Rua das Carmelitas e chegámos à Igreja do Menino Jesus de Praga, com a imagem do menino. Em exposição as suas roupinhas.

Por todo o lado pessoas comendo uma espécie de bolo em espiral, com recheios diversos, doces ou salgados ou sem recheio nenhum.

O dia terminou com um espectáculo de teatro negro seguido de jantar em restaurante.

A jornada deste terceiro dia foi o caminho para Budapeste, com paragem em Bratislava. Durante a deslocação, em ambos os sentidos filas intermináveis de camiões de mercadorias. Depois do almoço visita à cidade, com passagem pela antiga farmácia Salvator Aphoteke agora transformada em farmácia-museu, pela Catedral de S. Martin, pelos palácios dos Arcebispos e do Presidente e pela estátua do trabalhador saindo dos esgotos, para inevitáveis fotos e o afagar do seu capacete. Alguns edifícios tem incrustados projécteis de canhão para preservar a memória da invasão russa. Chegados a Budapeste, após o jantar uma volta pela cidade passando pela ponte da Liberdade, também chamada Ponte de Francisco José e contemplar o Danúbio à noite.

O passeio do quarto dia começou no Grand Bulevard com passagem pelo Café New York. Atravessado o ex-bairro judeu chega-se à Igreja de S. Isabel de Hungria que protagonizou um milagre das rosas tal como a nossa Rainha Santa Isabel. Seguimos para a Praça dos Heróis com estatuária alusiva às sete tribos Magiares. Pelo Pequeno Bulevard atinge-se a ponte branca de Sissi, passando-se pela segunda maior sinagoga do Mundo. Alcançada a colina de S. Geraldo, na Praça Maior de Buda a imponente Igreja de S. Matias. Do Bastião dos Pescadores tem-se uma espantosa vista panorâmica da cidade. Descendo, visita ao mercado com variadíssimos produtos alimentares, com destaque para as malaguetas e a famosa paprika.

O dia terminou com um jantar típico, a que não faltou o goulash e a música tradicional ao vivo.

O quinto dia começou com uma pequena caminhada pela margem do Danúbio, podendo ver-se na outra margem o hotel e estância termal Gellert e mais uma vez as pontes branca e verde de Sissi e Francisco José. Continuando, passa-se por aquilo a que chamam o museu do terror. Trata-se de uma réplica metálica de 60 pares de sapatos retirados aos judeus mortos pelo partido nazi húngaro cujos corpos foram atirados ao Danúbio. As réplicas estão enfileiradas ao longo do passeio e mostram que eram de adultos e crianças, homens e mulheres, um horror.

Seguiu-se a visita ao interior do lindíssimo Parlamento e à Basílica de Santo Estevão onde se encontra a mão direita mumificada do Santo. Entrando no Bairro Judeu pela Rua do Tabaco encontramos a Grande Sinagoga, só vista pelo exterior. Feitas as visitas pedonais, a estadia em Budapeste terminou com um minicruzeiro no Danúbio com almoço a bordo.

E de novo no autocarro a caminho de Viena. Pela autoestrada de novo o tráfego de camiões, talvez menos intenso. De espantar foi o parque eólico que ficava à nossa direita, a meio caminho de Viena: imenso a perder de vista.

A visita a Viena deu início ao sexto dia do passeio começando pelo edifício conhecido como Repolho Dourado, no início da Ring Strass, via com mais de 5 km de extensão por cerca de 60 m de largura. Foi manda construir por Francisco José após derrube das muralhas da cidade. Percorrer esta avenida é ter uma panorâmica de grande parte da Viena monumental. Entre o que se viu e apreciou retivemos: o Edifício do Casino, o Hotel Sacher, a Opera, os monumentos a Goethe e Mozart, a Praça Maria Teresa rodeada de museus, o Palácio do Parlamento , o Parque das 100.000 rosas, o Teatro Nacional, a Câmara Municipal, o Café Landtman que Freud frequentava, a Igreja Votiva de Viena mandada construir pelo irmão do Imperador Francisco José por este ter sobrevivido ao atentado de foi alvo. Imperdível lançar um olhar para a casa do arquitecto Hundertwasser, influenciado pelo catalão Antonio Gaudi.

Continuamos com passagem pelo Palácio de Belvedere e visita ao Palácio de Schonbrunn.

No último dia, manhã livre para voltar a Belvedere para ver a exposição de Klimt, deambular pela cidade, saborear a tarte Sacher e, por último, a visita à Opera.

E, assim, terminou mais um agradável e enriquecedor passeio, sem sobressaltos nem acidentes, para além de uns tropeções sem consequências.