26/04/2020

ADMINISTRAÇÃO - Comunicado oficial




19AD/2020

Setúbal, 26 de Abril de 2020

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO


ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

Em primeiro lugar desejamos que estejam de boa saúde!

Moldados por um desígnio de uma natureza que bastas vezes desrespeitamos, vivemos confinados, por vezes solitários, no espaço das nossas casas. O comportamento de cada um de nós é primordial e cada um é tributário dos outros. Fazer face à pandemia é uma tarefa colectiva. Mas somos e seremos seres sociais, solidários.
A UNISETI inscreve-se voluntariamente neste propósito. Tudo tem tentado para que a nossa comunidade se mantenha coesa, realizando aulas virtuais, assinalando aniversários, contactando os seus membros, avaliando as situações de eventual fragilidade motivado por esta situação absurda. E fomos treinando docentes – sempre generosos e abertos à mudança- e alunos, de uma forma experimental, nas condições difíceis que são ditadas pelo afastamento físico. Já para a semana que entra apresentamos um horário provisório de aulas por vídeo-conferência, que representa um passo em frente fundamental para, também nós, encontrarmos uma “nova normalidade”.
Seríamos, no entanto, pouco responsáveis se não apresentássemos propostas que minimizem futuros problemas de equilíbrio económico da UNISETI, a médio prazo. Assim, a Administração aprovou, na sua reunião do dia 24 de Abril, para vigorar, para os próximos meses de Maio, Junho (que este ano, à semelhança das escolas do ensino oficial, se prolongará até 26 de Junho) e Julho (em que voltaremos a realizar a UNIVERSIDADE DE VERÃO) o seguinte:
- Sensibilizar os nossos alunos para o pagamento de uma propina mensal  reduzida no valor de sete euros e meio (7€50), que ajude a custear as despesas fixas da UNISETI;
- Aceitar o pagamento integral do valor das propinas aos alunos que nos manifestaram por escrito, ou venham a manifestar, a sua inequívoca e generosa vontade do pagamento integral das propinas até final do ano.
- Afirmar, sem equívocos, que quem, por acção ou omissão, não se pronunciar, ficará isento de pagamento, e continuarão a ser-lhes enviados os materiais das aulas e todos os outros serviços que a UNISETI venha a proporcionar.
Seja qual for a opção de cada um, o importante é preservar a Comunidade UNISETI, não deixando quebrar os elos que nos ligam, que tantos anos levaram a construir. A UNISETI, mais do que uma escola de saberes, de que nos orgulhamos muito, soube guindar-se a um patamar privilegiado de relacionamento, onde se partilham experiências e expectativas, onde se criam verdadeiros amigos e se desenvolvem os afectos. Tudo faremos para que assim continue a ser, adaptada embora aos condicionalismos actuais. Concluímos com um esperançoso poema (um Haikai) de Bashô, grande poeta japonês do século XVII:
«Extenuado pela viagem…
Em vez de procurar uma pousada-
Ei-las, olha; as glicínias!»

Por fim, queremos desejar-vos os mais sinceros Votos de Saúde e Bem-Estar, dentro dos condicionalismos actuaisagradecendo que estejam particularmente atentos às nossas tentativas de contacto.

Calorosas Saudações Cordiais, 


Arlindo Mota
Presidente do Conselho de Administração da UNISETI
                   



P.S. A Administração celebrou uma parceria com o Clube de Leitura da Livraria Plutão para distribuir diariamente os excelentes mini-contos inseridos na iniciativa “Especial Quarentena”.

Sem comentários:

Enviar um comentário